Eu achei essa matéria ótima, muitas informações, dicas e moldes de embalagens para nossas encomendas!!!
O site do Sebrae está disponibilizando de forma gratuita em seu site um super manual para desvendar o mundo das embalagens voltadas para o artesanato. O trabalho tem o intuito de demonstrar ao artesão do Brasil as diferentes formas de embalar objetos. Assim, as próprias embalagens podem ser usadas para como diferencial competitivo, dando segurança e agregando valor às peças artesanais.
Observe algumas das frases abaixo:
- Embalagem é custo, de forma que não me preocupo com ela.
- Nunca pensei numa embalagem para o meu produto. Embrulho no que tenho em mãos – jornal, papel picado, saco plástico…
- Nunca pensei em colocar uma etiqueta ou mesmo um carimbo nas embalagens que faço, afinal ninguém sabe que sou eu quem faz. Não acho que uma embalagem adequada vai valorizar mais meu produto.
- Embalagem é lixo e o problema é de quem recebe.
- Recebo sempre reclamação de clientes de que os produtos chegaram quebrados.
- Quando o produto chega quebrado para o cliente, tenho a certeza de que o culpado foi a transportadora. Eu nunca embalo mal.
- Quando vou às feiras e levo meus produtos, um tanto chega quebrado, amassado e imprestável.
- Normalmente, perco cerca de 20% da minha produção por causa de produtos mal embalados.
- A embalagem é a mesma, tanto quando vendo em minha cidade, quanto para mandar o produto para outro estado ou para o exterior
Segundo o site do Sebrae, se você percebeu que se identifica com pelo menos dois dos quesitos acima, este manual vai lhe ajudar muito.
Para as pessoas que consumem os trabalhos manuais, a apresentação visual do produto feita pela embalagem é fator bastante decisivo para a formação de uma opinião. Antes de mais nada, uma embalagem deve que ser observada de maneira a valorizar o produto final e a satisfação do cliente. Acredite, a embalagem deve ser usada como peça-chave do negócio.
Pensando em auxiliar os artesãos, o site do Sebrae fornece um manual com informações básicas sobre o ramo de embalagens, orientando e dando condições ao profissional para que entenda e interfira na confecção das embalagens de seus produtos. Assim são evitadas as perdas, os clientes são fidelizados e os mercados são conquistados.
O material chamado de Manual de Boas Práticas para Embalagens de Artesanato possui diversos tópicos para aperfeiçoar o modo de como você embala seus produtos. São dicas incríveis para você melhorar invólucros de peças de metal, de porcelana, de cerâmica, de vidro, velas decorativas, tecidos, bijuterias, alimentos, vestuário, couro, fibras naturais, madeiras.
Há ainda preciosos Passo a Passo de como calcular a metragem de uma caixa e como fazer um molde, como adequar o tamanho da caixa disponível à sua necessidade, como reciclarcaixas, quais são os defeitos mais frequentes de uma embalagem, quais são os tipos mais comuns de caixas, quais os investimentos e quais as dúvidas mais frequentes.
De acordo com o conteúdo do Manual, para que uma embalagem alcance todas as suas funções, ela deverá ser confeccionada observando-se todos os aspectos seguintes:
- Proteção
- Armazenagem
- Apresentação, identificação/informação
- Zelo pela vida do produto durante a estocagem; transporte, manuseio e exposição
- Viabilidade econômica
- Satisfação do cliente
- Importância do seu destino após o uso, considerando aspectos ambientais.
Confira o Manual de Boas Práticas para Embalagens de Artesanato clicando aqui.
Achei no Blog da Manu Alexandrino