Ponto Cruz

Bordado – Uma Arte Milenar
Os registros históricos do ponto cruz coincidem na pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz servia para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal.Usavam agulha de osso e no lugar de linhas, tripas de animais ou fibras vegetais. Fragmentos de linho datados de 5000 a.C., retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas, revelaram que o ponto cruz era usado para cerzir peças de tecido. Na antiguidade, os romanos descreviam o bordado como "a pintura de uma agulha, mas foram os babilônicos que batizaram esta técnica. Existem controvérsias sobre a origem , da forma como é utilizada hoje. A quem acredite que ela tenha surgido na China, sendo levando para a Europa. Foi em meio a uma "epidemia" de ponto cruz, feito por pessoas das mais diversas posições sociais, no século XVIII, que surgiram os mostruários: uma forma de facilitar a escolha dos motivos das cores. O ponto cruz chega até os nossos dias super atualizados para atender às necessidades e ao gosto da mulher moderna. 


(Informações extraídas da revista Ponto Cruz Manequim nº58).


Conheça 

Tecido - Os tecidos que você poderá utilizar para bordar o ponto cruz são os seguintes:
  Etamine
  Cânhamo (fino ou grosso)
  Linho



Linhas - Você deverá usar fios de algodão mouliné Anchor, DMC, Maxi ou semelhantes porém, com 6(seis) fios. Ela pode ser dividida em 2(dois) ou 3(três) se quiser um efeito de relevo.

Agulhas - Você poderá usar agulhas sem ponta de números 24 e 26. Não utilize agulhas grossas para tecidos de trama pequena.
A figura à esquerda mostra como introduzir a linha na agulha.

Ponto Cruz básico - Arremate a linha no tecido, comece com movimentos debaixo para cima, fazendo uma carreira de ida até o espaço indicado pelo gráfico a ser bordado. Depois volte fechando com a agulha de cima para baixo, concluindo assim o ponto cruz.


Bordando um ponto por vez - Se você está usando linhas variadas ou fazendo pontos isolados, você deverá completar um ponto por vez. Fazendo o ponto como na figura ao lado, a linha no avesso do tecido ficará na horizontal, tendo assim um avesso limpo. Atenção! Não pule mais que 3(três) ou 4 (quatro) quadrados de trama para iniciar outro ponto, porém se necessário, corte a linha e inicie outro ponto, para que o avesso não fique cheio de caminhos de linha, tornando assim o avesso limpo.

Meio Ponto - (¾ de ponto e ¼ de ponto) Para fazer esse ponto, saia com a agulha de um dos cantos do quadrado e continue com o ponto normal. Borde uma carreira de ida até chegar o lugar indicado pelo gráfico e faça o meio ponto no quadrado fechando para o sentido que estiver indicando no seu gráfico.

Ponto Atrás - (contorno) Arremate a linha no avesso, introduza a agulha para o direito do tecido, puxando a agulha um quadradinho a frente do lugar de onde saiu antes. Trabalhe seguindo como na figura ao lado. Geralmente usa-se 1(um) fio de linha.

Nó Francês - (rococó) Arremate a linha no avesso do tecido e passe a agulha para o direito do tecido. Introduza a agulha em um fio de trama, mas não puxe a agulha. Dê 2(duas) laçadas na linha em torno da agulha, segure firme as laçadas dadas e puxe a agulha. Após feito isso introduza a agulha para o avesso do tecido por outro fio de trama, próximo ao que você introduziu

Arremate - O arremate do ponto cruz básico é feito da seguinte forma: No avesso do tecido, passe a linha por dentro de vários pontos pela trama na diagonal, para deixa-lo mais seguro, evitando que o ponto
escape ao lavar.



Beabá do ponto cruz - vídeo


Dicas

Dicas de ponto cruz


Estou trazendo para vocês algumas dicas de ponto cruz. Espero que sejam de grande ajuda e que tirem possíveis dúvidas que vocês tenham.

Vamos lá então:

*Use uma boa iluminação para bordar, de preferência use luz fluorescente.

*Borde em assentos confortáveis para não prejudicar sua coluna.

*Se você quiser que a linha não dobre ao puxar do ponto, passe uma esponja úmida do começo ao fim da linha.

*Passe sempre um alinhavo no tecido que cortou, evitando desfiar.

*Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só levar o fio por baixo do ponto anterior, na carreira de volta.

*Se você borda para vender, compre o material no atacado, isso aumenta sua margem de lucro.

*Combine as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental.

*Quando aplicar seus bordados, use tecidos que não desbotam.

*Para bordar com fio metalizado umedeça-o numa esponja qualquer, para facilitar o uso.

*Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho.

*Para aplicar bordado em tecidos comuns como os de camisetas, calças etc. Aplique uma entretela termo-colante no avesso do tecido (se necessário) e no direito do tecido, aplique o cânhamo com um alinhavo e borde normalmente. Terminado o bordado remova os fios do cânhamo com uma pinça, porém com cuidado, para não deslocar os pontos do bordado.

*Coloque uma almofada no colo para aproximar o bordado


***********dicas para amiga da comunidade************21/05/2011

Meio Ponto

Para fazer meio ponto, faça metade do ponto cruz normal. Quando for voltar para o direito saia com a agulha no meio da linha bordada e complete o ponto introduzindo a agulha e formando um “T”. O meio ponto pode ser feito para os quatro lados, dependendo do sinal que aparece no gráfico.


se gostou,poste comentário aqui!!!

Desculpem a demora para postar o passo a passo.
Mas espero que vcs entendam o meu registro fotográfico...

Registrei esse nascimento passo a passo,para voces aprenderem a fazer biscornu - que em francês significa duplo bico, forma irregular - este tipo de alfineteiro ou chaveiro feito a partir de dois quadrados de tamanhos iguais, costurados de maneira assimétrica.

1ª passo -

2 quadrados do mesmo tamanho, esse que fiz, foi 7 cm.
2º passo

Faça o ponto linear em todo redor do quadrado.

p.s>AS Meninas fazem primeiro o bordado e depois fazem o ponto linear.

eu quiz fazer diferente.risos.

veja que no 1º quadrado da foto,fiz o ponto linear.

Na 2ª foto ja tinha fechado todo o ponto linear.

Então é isso,vc faz e volta o ponto linear, pq eles tem que ficar igual o 2º quadrado.

esse passo é muito importante para o resultado final.

Eu diria que é a parte mais importante.

3º passo

Os dois quadrados bordados e com os pontos linear fechados.

Vc pode bordar cada lado diferente,igual,ou como quiser.

4º passo

Veja que na foto
eu marquei o centro do quadrado com a agulha,e junto do canto superior do outro quadrado.

é onde vc começa a união dos dois quadrados.

por isso que os dois lados tem que ser do mesmo tamanho

e as tramas tem que ser as mesmas.

5º passo

Vejam bem,a linha da agulha passa por baixo da outra parte,não costura o tecido,mas uni as partes...
para fora.
tb não precisa apertar não.

Mas é importante que o ponto linear,lá no 2º passo seja duas linhas.

para que qdo vc for unir,não arrebente.

Use o seu polegar para manter a borda dobrada e os back-costura em conjunto, de modo que seja fácil de costurar.

6º passo

Pare de costura, deixando um lado aberto, de modo que você possa encher o biscornu.

Veja que eu usei restos de linhas,é que sou ecologicamente correta,não jogo fora os restos que sobra dos meus trabalhos,estava juntando eles...achei uma finalidade com pedaços que não serve para bordar.

Mas, vc pode usar lã( na verdade não tinha em casa o enchimento!então usei os restos de linha...kkk)
É isso!
Acabou....
Fácil?

Por favor quem fizer mostre aqui, ficarei muito alegre em saber que ajudei alguêm.

É Super fácil.A 1ª impressão,não é boa.Mas,renda-se e apaixone-se!

Beijos Jaqueline Bernardo

Nenhum comentário: