20.5.12

Afinal, febre é benéfica ou prejudicial?

Esse post foi copiado do blog da nossa amiga MÃE E MEL,ACHEI MUITO ÚTIL E VIM COMPARTILHAR COM VOCE,DEPOIS PASSE NO BLOG DA NOSSA AMIGA AQUI E PRESTIGIE E SIGA ELA.



A febre pode ser considerada benéfica ou maléfica, tudo vai depender do grau da temperatura corporal que ela atinge. Até 37,8°C, a febre é tida como positiva. Isso porque ela avisa o corpo de que algo não está bem. Além disso, o chamado estado febril faz com que os mecanismos de defesa do organismo funcionem a todo vapor. “Como as células do sangue são mobilizadas mais rapidamente para bloquear uma eventual infecção por vírus ou bactéria, a pessoa precisa apenas ficar atenta ao termômetro, para ver se a febre não aumenta”, esclarece o pediatra Ivan Pistelli, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. “No estado febril, vale a pena também usar roupas mais leves (desde que a temperatura ambiente esteja agradável) e ingerir bastante líquido”, completa o especialista.




Fique alerta

Agora, se a temperatura corporal subir e atingir os 38,5°C, a febre é considerada maléfica. Nesse estágio em que ela também é chamada de febre moderada, o recomendado é procurar um médico e seguir as orientações dele corretamente. Faça o mesmo se o termômetro saltar para 39°C ou mais, pois essa febre alta, assim como a moderada, pode trazer prejuízos ao organismo e causar fraqueza, mal-estar, sonolência, apatia e dificuldade para se alimentar, entre outros. “Diante desse quadro, o sistema imunológico já não atua bem, o que dá oportunidade para vírus e bactérias agirem”, completa Ivan Pistelli.

Fonte: http://www.atmosferafeminina.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bernardo bordados, mais uma vez em parceria com a Coats Corrente Brasil, vem participar!